top of page

Metade dos brasileiros não controla o orçamento

A conta da casa é o grande vilão para 45% dos brasileiros, de acordo com pesquisa realizada em novembro de 2017 pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas). De cada 10 brasileiros, 8 não conseguiram pagar as contas usando apenas o que ganharam em algum período do ano passado.

O cenário fica pior para as pessoas entre 35 e 49 anos de idade. Dessas, quase 87% não conseguiram fechar as contas mensais apenas com o próprio orçamento.

Cortar despesas foi a saída para 40% dos entrevistados que afirmaram ter mudado o hábito de consumo, comprando produtos mais em conta e fazendo pesquisa de preços.

Para economizar e fechar as contas, as pessoas pararam de comprar roupas e sapatos (20%) ou reduzir pacotes de TV por assinatura, internet e celular (15%), por exemplo. Essa falta de dinheiro também fez com que tomassem atitudes financeiras mais arriscadas, como cobrir as despesas usando o cartão de crédito (14%), pedir dinheiro emprestado a amigos e familiares (14%) e pedir empréstimos em bancos e financeiras (12%).

Para organizar suas finanças e visualizar para onde está indo o seu dinheiro utilize a planilha para controlar o seu orçamento, criada pelo economista e colunista de finanças pessoais, Samy Dana.

PLANILHA DO ORÇAMENTO

bottom of page