top of page

Pequenos negócios foram responsáveis por 75% das vagas geradas em janeiro

242806.jpg

Micro e pequenas empresas ainda são as principais geradoras de empregos do país. De acordo com levantamento do Sebrae, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o segmento foi responsável, em janeiro, pela criação de 62,4 mil novos postos de trabalho de um total de 83,3 mil.

Entre os setores analisados, apenas os do Comércio apresentaram um saldo negativo de 53,7 mil postos de trabalho. A Construção foi a área que mais gerou novas vagas: 37,9 mil, seguida pela Indústria da Transformação (34 mil), Serviços (33 mil) e Agropecuária (11,1 mil).

Enquanto isso, médias e grandes empresas (MGE) apresentaram saldo negativo em todos os setores. As companhias também registraram mais desligamentos do que admissões, fechando janeiro com saldo negativo de 872 vagas. Em 2022, as médias e grandes empresas apresentaram saldo positivo de 45 mil novos empregos. 

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, os pequenos negócios mantiveram a média de 7 a cada 10 novos empregos no primeiro mês do ano. Em comparação com janeiro do ano passado, quando houve 93 mil contratações, as MPE apresentaram uma redução de 32,9% no número de postos de trabalho abertos. 

Fonte: SBT News

bottom of page