top of page

Amapá fecha 1º trimestre com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada

1.png

O 1º trimestre de 2021 fechou com a criação de 609 postos de trabalho com carteira assinada no Amapá, sendo saldo positivo em todos os 3 meses. Os dados são do Ministério da Economia que registrou no período 5.953 contratações diante de 5.344 desligamentos no mercado formal.

O saldo positivo integra o relatório mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O setor de serviços foi o que mais puxou novas admissões, com 535. Na contramão, a construção civil fechou 231 postos de trabalho.

No início do ano passado, o governo mudou a metodologia do Caged. Segundo especialistas, as alterações impedem comparações com período anteriores a 2020, quando a metodologia era outra.

Apenas em março foram 245 novas vagas no mercado formal. O Amapá chega a 8 meses consecutivos com mais contratações do que desligamento com carteira assinada.

Os postos que mais contrataram no 1º trimestre foram:

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados

  • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia e afins

  • Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção

 

 

Cenário impreciso

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta quarta-feira, consideram apenas os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não inclui os informais.

Com isso, não são comparáveis com os números do desemprego, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad).

Os números do Caged são coletados das empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada, enquanto que os dados da Pnad são obtidos por meio de pesquisa domiciliar, e abrangem também o setor informal da economia.

Fonte: G1 AP

bottom of page