top of page

BC vê piora nas expectativas de inflação, se diz vigilante e avalia que execução de pacote de Haddad reduziria risco de alta de preços

banco_central_mcajr_abr_0104222281_0.jpg

O Comitê de Política Monetária (Copom) avaliou nesta terça-feira (7) que houve uma deterioração das expectativas de inflação de prazos mais longos das instituições financeira e acrescentou que permanecerá vigilante para buscar as metas fixadas, podendo manter os juros altos por um período "mais prolongado" do que o previsto anteriormente, ou até mesmo elevá-los.

As informações constam na ata de sua última reunião, ocorrida na semana passada, quando a taxa básica de juros da economia foi mantida estável em 13,75% ao ano - o maior nível em seis anos.

O alto patamar da taxa de juros, o maior do mundo, tem sido criticado reiteradamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O BC possui autonomia formal fixada em lei para perseguir as metas de inflação, e o atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto, com mandato aprovado até o fim de 2024, foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Fonte: g1

bottom of page