top of page

Mercado de intercâmbio volta a dar sinais de crescimento

242509.jpg

A possibilidade de estudar fora do país para aperfeiçoar idiomas estrangeiros ou se graduar está levando cada vez mais brasileiros, de todas as idades, a buscar por intercâmbio. Pesquisa inédita da Associação das Agências de Intercâmbio no Brasil mostra que o número de intercambistas aumentou 13% em 2022 e superou os dados de antes da pandemia. 

No ano passado viajaram 327.135 mil estudantes contra 289.500 mil em 2019. Lucas Silveira é um deles. Ele fez as malas e, desde o mês passado, está em Dubai para estudar e encontrar uma colocação profissional. "É um destino diferente comparado a outros países, como EUA, Canadá, Irlanda, Australia. Nessas quatro semanas me surpreendeu bastante e eu tô adorando."

De olho no público que busca essa experiência, a Feira de Intercâmbio CI Experience, realizada a cada seis meses, reuniu em São Paulo, 72 expositores de diversas instituições de ensino internacional, inclusive de ensino médio, com várias opções de programas de estudo, descontos e bolsas, além de trabalho e estágio. Segundo os organizadores, Canadá e Dubai estão entre os países mais procurados atualmente.

"Existe um número muito grande de estudantes que estão na faculdade que sentem necessidade de dominar um idoma, mas se eu pegar só curso de idiomas é bem dividido também com pessoas que já estao formadas", explica Celso Garcia, CEO do evento.

Os estudantes Felipe Motta e Rebeca Oliveira, ambos com 20 anos, estão acertando os últimos detalhes para embarcar nessa experiência. Para realizar o sonho, até mesmo o casamento ficou em segundo plano. "A gente está vendo o Canadá, que é um lugar que está precisando muito de imigrantes. Então fica um pouco mais fácil", explica a jovem.

Com apenas 14 anos, o estudante Leonardo Oliveira também olha para o futuro com  esperança. O destino é a Alemanha. "Ajuda muito a maturidade, a conhecer novas culturas... Eu provavelmente vou ficar por lá até o fim da vida."

Fonte: SBT News

bottom of page