top of page

Preço dos medicamentos para hospitais registra queda recorde em janeiro

239261.jpg

O preço dos medicamentos para hospitais registrou uma queda recorde em janeiro de 2023, se comparado com dezembro de 2022. A variação mensal, de -3,47%, foi o valor mais baixo já registrado pelo Índice de Preço de Medicamentos para Hospitais (IPM-H) desde o início da pesquisa, em janeiro de 2015. 

Os medicamentos monitorados pela pesquisa, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em conjunto com a Bionexo, são divididos em 13 categorias. Dos grupos avaliados, apenas dois imunoterápicos, vacinas e antialérgicos (+0,86%) e preparados hormonais (+1,06%) registraram alta no primeiro mês do ano.  

Segundo o levantamento, a redução foi impulsionada, sobretudo, pela queda de medicações para o sistema nervoso (-7.76%), agentes antineoplásicos (-4,68%) e ?outros medicamentos (-15,61%). 

Com o resultado negativo, o IPM-H de janeiro também fechou abaixo do resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, e inferior ao Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), calculado pela Fundação Getulio Vargas. 

Fonte: SBT News

bottom of page