top of page

Pérola do Tapajós completa 356 anos

Com uma posição geográfica estratégica o município de Santarém se destaca como um polo de desenvolvimento na região oeste localizado entre as capitais do Pará (Belém) e do Amazonas (Manaus). Santarém está na contramão da crise econômica e política. Com aproximadamente 300 mil habitantes é a terceira maior cidade do estado. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) de Santarém tem base em três setores: serviços e comércio (50%), extrativismo (35%), seguido pela indústria (15%).

 

Com um porto localizado à margem do Rio Tapajós, o município tem grande relevância para as exportações de grãos para a Europa e Ásia. Porém, existem alguns entraves que dificultam o crescimento econômico que é a falta de infraestrutura no abastecimento de água e energia, os principais insumos para a instalação e expansão das indústrias.

 

Por fazer parte do Projeto Arco Norte, as expectativas futuras é que a cidade receba significativos investimentos com a instalação de portos, indústrias alimentícias, construção civil e madeireira. Com a chegada desses investimentos a economia sofrerá um aquecimento no mercado local.

 

O Conselho Regional de Economia do Pará e Amapá parabeniza o município de Santarém pela sua contribuição para o desenvolvimento econômico do Pará ao longo dos seus 356 anos de existência.

bottom of page