top of page

Entrega de premiações e palestra encerram a Semana do Economista 2016

Fortalecer e debater a atuação do economista na sociedade sobre os desafios e potencialidades do estado do Pará foi o objetivo principal de Semana do Economista 2016, um evento voltado para a complementação da formação acadêmica dos estudantes universitários e dos profissionais da área. Com a presença de autoridades e profissionais renomados no cenário econômico local, a Semana teve como tema “O economista, potencialidades e desafios do estado do Pará” e reuniu cerca de 500 participantes, entre palestrantes, estudantes e profissionais, durante todo o evento.

 

Compuseram a mesa da solenidade de abertura, o conselheiro federal, economista e presidente da Fapespa, Eduardo Costa, o secretário adjunto da Secretaria do Estado de Turismo do Pará – SETUR e economista, Joy Colares, o Coordenador do Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS da Unama, Prof. Mário Tito, o presidente e vice-presidente do Corecon-Pa/Ap, Nélio Bordalo Filho e Raul Sarmento, além o dos conselheiros, Rosivaldo Batista e Lúcia Bahia.

 

Na abertura oficial da Semana, o auditório David Mufarrej, da Unama Alcindo Cacela, recebeu os docentes, conselheiros, economistas e demais profissionais. O presidente do Conselho Regional de Economia, Nélio Bordalo Filho, abriu oficialmente o evento com o discurso sobre a potencialidade do Pará para o desenvolvimento regional, o presidente do Cofecon, economista Júlio Miragaya, foi representado pelo conselheiro federal, Eduardo Costa. Em seguida, o ex-presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Pará – SINDARPA, Dr. Eduardo Carvalho e o coordenador do curso de graduação de engenharia naval da UFPA, Dr. Hito Braga, realizaram a palestra “Logística, relevância para a economia do Pará e do Brasil”.

“Potencialidades econômicas do Pará: Enfocando as regiões oeste, sul e sudeste do estado” foi a palestra que abriu o segundo dia do evento, com o conselheiro do Regional, José de Lima. Um dos pontos alto da noite foi a entrega da premiação aos vencedores do “Prêmio de monografia Armando Mendes” que teve as seguintes premiadas: Jairlina Sousa Damarceno, no primeiro lugar, com o tema “Circuito inferior da economia e o perfil das feiras da cidade de Belém”, em segundo lugar, Luz Marina Lopes de Almeida, com o tema “Configuração urbano-rural no estado do Pará: uma análise dos circuitos urbanos da economia do açaí na região metropolitana de Belém” e em terceiro lugar, Patrícia Carvalho dos Santos, “Teoria Marxista da dependência no século XXI”. E o “Prêmio de dissertação de mestrado”, com as vencedoras: Alegria dos Santos Leite, em primeiro lugar, com o tema “Mensuração da complexificação  da periferia dinâmica: aplicação da metodologia de contas alfa em Canaã dos Carajás”, Francivane Teles Pamplona dos Santos, em segundo lugar, com “Três ensaios sobre a diversidade agrícola no Brasil”, e em terceiro lugar, Mônica Liseth Cardozo Rodrigues, com “Serviços ecossistêmicos dos recursos hídricos da região hidrográfica amazônica”.

A Semana do Economista teve 60 horas de discussões e exposições acerca de temas de interesse atual voltados para a economia, com a participação de empresários, gestores públicos, acadêmicos em economia, vestibulandos e sociedade em geral. Um evento pensado para os economistas com temas de relevância para a classe. Os certificados da Semana do Economista serão enviados, via e-mail, aos inscritos que participaram de toda a programação.

bottom of page