top of page

Semana do Economista debateu sobre o Empreendedorismo

Durante os dias 10 e 11 de agosto, o auditório do Sebrae-Pa foi o palco de mais uma edição da Semana do Economista. Autoridades, conselheiros, economistas e estudantes participaram do evento que teve como tema “Empreendedorismo na Amazônia: Oportunidades e Desafios”. Anualmente, a Semana é organizada pelo Conselho Regional de Economia do Pará e Amapá.

 

No discurso de abertura, o presidente do Corecon-Pa/Ap, Raul Sarmento falou sobre a escolha do tema. “Iniciar algo novo, sair da área do planejamento e partir para a ação é o verdadeiro papel do empreendedor. O brasileiro é um povo que tem o empreendedorismo correndo nas veias, por sempre criar novos produtos, métodos de produção e mercado”, afirmou Raul Sarmento.

 

Compuseram a mesa o titular da Secretaria de Planejamento do Estado, José Alberto Colares, na ocasião representando o Governador Simão Jatene, o representante do Cofecon, Eduardo Costa, o representante do Sebrae-Pa, o presidente do Corecon-Pa/Ap, Raul Sarmento, além do presidente do Sindicato dos Economistas, Alberto Tobias.

 

No decorrer do primeiro dia da Semana do Economista, foi realizada a palestra “Empreendedorismo na Amazônia”, com o gerente do Centro Internacional de Negócios CIN/FIEPA, Raul Tavares. O vice-presidente do Conselho, Kleber Mourão, foi o moderador da palestra.

 

Um dos destaques do primeiro dia foi o lançamento da Cartilha de Educação Financeira. A 3ª edição foi elaborada pelo presidente, Raul Sarmento, e a assessoria técnica, Glaucia Lima, ambos do Corecon-Pa/Ap. O objetivo de lançar a Cartilha atualizada é contribuir para o controle financeiro da população, mostrando os primeiros passos para uma vida financeira equilibrada.

 

Empresa Junior é tema do minicurso da Semana do Economista

Visando promover a disseminação do conhecimento técnico e profissional aos estudantes de ciências econômicas, o Corecon-Pa/Ap promoveu dentro da programação da Semana do Economista 2017, o minicurso com o tema Empresa Junior, com o professor e coordenador de estágio supervisionado da Faculdade de Economia da UFPA, Professor Dr. Leandro Morais de Almeida.

 

2º dia do evento premia alunos de economia.

O último dia do evento contou com a palestra “Empreendedorismo no Brasil” com o representante do Sebrae-Pa, que teve o ex-presidente e conselheiro, Omar Mourão, como moderador.

 

O ponto alto da noite foram a entrega da premiação do Prêmio de Monografia “Prof. Armando Corrêa Pinto” e da IV Gincana Regional de Economia. No primeiro momento, foram entregues os certificados dos ganhadores da Gincana, os alunos Alan Tiago Corrêa e Alexandre Carlos de Sousa. Em seguida, foi entregue o certificado do Prêmio de monografia “Armando Corrêa Pinto” para os três estudantes premiados com os melhores trabalhos.

A colocação ficou da seguinte maneira: 1º lugar, Gessiane da Silva Paulino, com a monografia “Questão Agrária na Amazônia: Estudo sobre os projetos de assentamentos agroextrativistas da Região Metropolitana de Belém”, sob a orientação do professor Dr. Armando Lírio; 2º lugar, Erika de Sousa Kato, autora da monografia ”A regulação prudencial e o Sistema Financeiro Brasileiro: Uma análise Pós-Keynesiana”, sob a orientação do Professor Dr. Danilo Araújo e, em 3º lugar para Márcio Nonato da Costa Borges, com a monografia “Análise situacional da mulher e do negro no mercado de trabalho na região norte: uma perspectiva das desigualdades” sob a orientação do professor Dr. José Raimundo Trindade.

 

O Conselho Regional de Economia do Pará e Amapá agradece aos apoiadores do evento: Centro Acadêmico de Economia da UFPA, o Corecon Acadêmico e a Faculdade de Ciências Econômicas – FACECON, assim como os patrocinadores: IPOG; Fiepa, SEBRAE e Cofecon que contribuíram para a realização de mais uma Semana do Economista, além dos conselheiros, estudantes e público em geral que fizeram parte deste evento de grande importância para a sociedade

bottom of page