top of page

1° Simpósio da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) da Região Norte

O presidente da Fapespa, Eduardo Costa, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 03, com representantes do 1° Simpósio da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) da Região Norte. O evento acontece nos dias 22 e 23 de junho no auditório da SUDAM. O simpósio tem como objetivo geral desenvolver e integrar as ciências sociais rurais (Administração, Economia, Extensão, Comunicação e Sociologia Rural), e suas correlatas, fornecendo também subsídios para a implementação de políticas públicas voltadas para os setores: agrícola, agroindustrial e para áreas rurais, relativas à Região Norte.

 

A SOBER é uma Sociedade Científica, Cultural e Educacional. Promove, por meio de seus congressos anuais e da publicação trimestral da Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR), o intercâmbio científico, a pesquisa e o ensino em ciências sociais rurais. Em 2017, irá realizar o 1º Simpósio da Região Norte, configurando-se uma oportunidade ímpar para debater questões relacionadas ao futuro agropecuário da Amazônia, frente à crise econômica nacional.

 

A professora Gisalda Filgueiredo, representante da Sober Região Norte, explica a importância do evento. “Este será o primeiro Simpósio realizado nessa região e vai tratar, principalmente, sobre o setor agropecuário. Isso é de fundamental importância, já que o Brasil está vivendo uma grande crise econômica e o agronegócio gera muita sustentabilidade à economia nacional”, disse.

 

A professora ainda detalha sobre as apresentações que estão programadas. “No Simpósio serão apresentadas inúmeras palestras, como a do Presidente da Fapespa, Eduardo Costa, que irá discutir as alternativas para que o Brasil saia da atual crise econômica por meio das cadeias produtivas do Pará”, afirmou.

 

​O simpósio tem como patrocinadores a Fapespa, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará, a Embrapa, a UFRA e a UFPa e será aberto a professores, pesquisadores, técnicos, estudantes e produtores. Os participantes poderão apresentar trabalhos na forma de pôsteres nos temas relacionados à Política Agrícola e/ou Florestal na Amazônia, Agricultura Familiar e/ou Estrutura Agrária na Região Norte, Economia Ambiental na Amazônia, Mercados Agropecuários na Amazônia.

bottom of page