Índice que reajusta o aluguel tem inflação na prévia de janeiro

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta quinta-feira (11), dados do índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel. De acordo com a Fundação, o Índice registrou taxa de inflação de 0,75% na primeira prévia de janeiro de 2018. No acumulado dos últimos 12 meses, o IGP-M apresentou deflação de 0,41%.
A alta da taxa foi influenciada pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, cuja inflação subiu de 0,96% em dezembro para 1,03% em janeiro. O Índice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, manteve a mesma taxa de inflação nos dois períodos: 0,30%.
Já o Índice Nacional de Custo da Construção caiu de 0,30% na prévia de dezembro para 0,14% na prévia de janeiro. A primeira prévia de janeiro do IGP-M foi calculada com base em preços coletados entre os dias 21 e 31 de dezembro de 2017.