Boletim do Banco Central aponta recuperação da atividade econômica

O índice de Atividade Econômica (IBCR) cresceu em quatro das cinco grandes regiões do país no período pós-greve dos caminhoneiros, segundo os dados do boletim regional divulgados pelo Banco Central, nesta terça-feira (20).

Os destaques foram as regiões Sul e Nordeste com as maiores taxas de expansão. No Sul saltou de 3,2$ no trimestre até agosto, sobre aquele até maio, quando recuou 1,3%. No Nordeste, o índice avançou 1,5%, após recuo de 2,1% no trimestre até maio, a maior entre as regiões.

O Sudeste e Centro-Oeste apresentaram crescimentos inferiores à média para o país, porém, foram as que sofreram os menores impactos no trimestre até maio. A economia do Sudeste cresceu -0,9% no trimestre até agosto, depois de recuar 0,5% no trimestre até maio. O Centro-Oeste se expandiu 0,5%, após retração de 0,5% no período anterior, na série com ajuste sazonal.

Na região Norte, a retração do IBCR ocorreu da defasagem dos efeitos da paralisação, em especial sobre a indústria de transformação da região. A atividade na região caiu 0,9% no trimestre anterior.

Fale conosco

Conselho Regional de Economia do Pará e Amapá


Tel: (91) 3242.0207 / 3223.1988
E-mail: adm@coreconpara.org.br​
Endereço​​​​​​: 

Rua Cônego Jerônimo Pimentel, 918 - Belém/PA
Cep: 66055-000

© 2017 por Ascom Conselho Regional de Economia - 9ª Região