Juros abusivos: saiba como detectar e recorrer à justiça
A prática da cobrança de juros abusivo é uma realidade em todo Brasil, com empréstimos e financiamentos acima do valor previsto pelo governo. Em situações assim, a ação revisional de juros é um meio que auxilia a identificar se existe cobranças indevidas e receber o ressarcimento dos valores pagos.
Cobranças de juros maiores do que os previstos pelo Banco Central, e pode ser declarado na justiça.
COMO DETECTAR
Caso você contrate um empréstimo, é necessário calcular antes o valor efetivo que será cobrado. O Banco Central oferece pela internet a “Calculadora do Cidadão”, que ajuda a realizar essa conta e, com isso, é informado sobre o real financiamento de acordo com os juros.
O usuário necessita preencher pelos menos três dados de um total de quatro, para ver o resultado e são: número de meses, taxa de juros ao mês, valor da parcela e valor financiado.
Para evitar este tipo de ação, o contratante precisa comprar as taxas com outras instituições bancárias e financeiras, verificar se há condições de economizar e pesquisar quais os melhores preços.
NO QUE CONSISTE A AÇÃO REVISIONAL DE JUROS
Para recorrer a juros abusivos, é preciso abrir uma Ação Revisional de Juros, para o contratante do empréstimo ajustar a taxa de juros, seguindo os valores estabelecidos pelo Banco Central. Para revisão ser efetuada, é obrigatório recorrer a Justiça Comum ou ao Procon.
Veja quais procedimentos podem ser feitos pela ação revisional:
• A eliminação de cláusulas abusivas no contrato de financiamento, seja ele já assinado ou não
• A redução do valor da dívida total ou do valor das parcelas do financiamento do veículo
• Requerimento da devolução dos valores pagos em excesso, isto é, relacionados aos juros ou taxas abusivos.
Fonte: Roma News