Indústria registra alta no faturamento, emprego e massa salarial em junho

218930.jpg

O setor industrial registrou alta no faturamento, no emprego, na massa salarial e no rendimento médio durante o mês de junho. Os dados, publicados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentam um ambiente econômico mais favorável para a indústria de transformação, que atingiu o ponto mais alto de 2022, com 0,9%.

O emprego industrial avançou 0,4% na comparação com maio, acumulando a segunda alta consecutiva depois de três meses de quedas moderadas. Em relação a junho de 2021, o crescimento foi ainda maior, de 2%. Outro dado positivo foi o aumento de 2,4% da massa salarial da indústria de transformação, ponto mais elevado desde março de 2020.

Segundo os dados, também houve alta no rendimento médio real dos trabalhadores da indústria, de 1,9% em relação a maio. Com esse crescimento, o índice atingiu o nível mais alto do ano, chegando próximo ao patamar do primeiro semestre de 2021. Na comparação com junho do ano passado, o rendimento médio cresceu 0,5%.

A pesquisa mostra ainda que as horas trabalhadas na produção se mantiveram estáveis em junho após o avanço de maio. Com a estabilidade, as horas trabalhadas na produção se mantêm em patamar próximo ao do começo de 2022 e acima do praticado em 2021. Na comparação com um ano atrás, o crescimento foi de 3,8%.

Fonte: SBT News