Pelo 4º mês seguido, setor de serviços avança e cresce 1,1% em julho

Em julho de 2021, o volume de serviços no Brasil avançou 1,1% ante junho, na série com ajuste sazonal, acumulando ganho de 5,8% nos últimos quatro meses. Com isso, o setor de serviços ficou 3,9% acima de fevereiro de 2020, e alcançou seu patamar mais elevado desde março de 2016.
O levantamento foi divulgado nesta 3ª feira (14.set) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostra que transportes e correio (21,0%) apresentou o melhor desempenho com o transporte rodoviário de cargas e também aéreo de passageiros.
Os serviços prestados às famílias cresceram 3,8% na passagem de junho para julho e agora acumulam ganho de 38,4% entre abril e julho.
O resultado foi puxado pelo desempenho dos segmentos de hotéis, restaurantes, serviços de buffet e parques temáticos, que costumam crescer em julho devido às férias escolares.
O avanço no setor de serviços de informação e comunicação (11,3%) se deve aos incrementos de receita em portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na Internet; atividades de TV aberta; desenvolvimento e licenciamento de softwares; outras atividades de telecomunicações; tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet; e consultoria em tecnologia da informação.
O setor de serviços profissionais, administrativos e complementares (14,1%) deve seu crescimento aos serviços de engenharia; atividades jurídicas; atividades técnicas relacionadas à arquitetura e à engenharia; locação de automóveis; e limpeza geral.
Fonte: SBT News