top of page

Governo prevê criação de estatal para fornecer saneamento, energia e comunicação às zonas rurais do Amapá

1.png

Com a privatização da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e concessão da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), o governo estadual pensa na criação de uma nova empresa pública para fornecer serviços de saneamento, energia e comunicação às zonas rurais dos 16 municípios.

A ideia está prevista em uma proposta de projeto de lei assinada pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), na segunda-feira (22) e que seguirá para análise na Assembleia Legislativa (Alap).

A nova companhia, denominada Serviços de Inclusão Digital, Energias Alternativas e Saneamento (Ideas S.A.), atenderá com serviços de internet, energias renováveis, água e esgoto, localidades de fora dos centros urbanos, como comunidades quilombolas, extrativistas, ribeirinhas e indígenas.

O projeto de lei, segundo o governo estadual, faz parte da estratégia de manter os empregos dos servidores da Caesa, que continuará existindo somente para projetos em distritos e em áreas rurais dos municípios do Amapá. A assinatura da proposta foi celebrada pelo segmento.

"É um momento histórico. Esse novo modelo de empresa vai beneficiar as comunidades tradicionais com qualidade de vida, além de manter o emprego de todos nós, trabalhadores, garantindo o sustento de 270 famílias", disse o representante dos funcionários da Caesa, Rogério Pantoja.

Fonte: G1 AP

bottom of page