Monitor do PIB-FGV de maio apresenta crescimento de 9,7%

3.jpg

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 9,7% no trimestre encerrado em maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do Monitor do PIB, divulgado nesta 6ª feira (16.jul) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em comparação com o trimestre finalizado em fevereiro deste ano, no entanto, a economia brasileira teve perda de 0,9%. Considerando apenas o mês de maio, o PIB teve altas de 1,8% em relação a abril deste ano e de 13,4% na comparação com maio de 2020.

"Em maio, com relação a maio de 2020, a economia seguiu no ritmo de intenso crescimento observado desde abril por conta da baixa base de comparação em 2020. Isso é reflexo do crescimento em todas as atividades econômicas e componentes da demanda. Apesar disso, a economia ainda se encontra 0,7% abaixo do nível que detinha em fevereiro de 2020"  disse o pesquisador da FGV, Claudio Considera.

A alta de 9,7% do trimestre encerrado em maio deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020, foi puxada por crescimentos de 29,3% da formação bruta de capital fixo (investimentos) e de 10,1% do consumo das famílias.

Segundo o levantamento, as exportações cresceram em 12,3% e as importações tiveram uma alta de 28,5%

Fonte: SBT News