55% das industrias aumentaram faturamento durante a pandemia, diz CNI

3.png

Um levantamento com 500 executivos de grandes e médias indústrias de todo o país revelou que 55% dessas companhias tiveram aumento do faturamento bruto durante a pandemia, 19% mantiveram o faturamento no mesmo nível de antes do coronavírus e 24% das indústrias registraram uma redução no faturamento.

Os dados são de uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizada entre os dias 1 e 23 de setembro.

A pesquisa identificou ainda que 8 em cada 10 indústrias brasileiras inovaram em algum processo durante a pandemia. Das que inovaram, 80% registraram ganhos de lucratividade, produtividade e competitividade como resultado da inovação no processo industrial. A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, avalia que a pesquisa revela a consciência da importância da inovação, mas ressalta que é preciso destinar mais investimentos a essa área.

A pesquisa mostrou que metade das indústrias não tem setor específico de inovação e apenas 37% delas têm orçamento reservado para isso. Para Gianna Sagazio, da CNI, é preciso abrir mais linhas de financiamento para inovação na indústria.

O levantamento ainda mostrou que quase 80% das empresas foram prejudicadas de alguma forma pela pandemia, sendo 20% muito prejudicadas. Os prejuízos mais relatados foram relacionados às vendas e aos fornecedores.

Fonte: EBC