top of page

25% do PIB está concentrado em apenas oito cidades brasileiras

2.png

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizou, na última quinta-feira (22), o webinar ‘Diálogos para o Desenvolvimento Econômico Local’. O evento marcou o sétimo encontro no ciclo de debates que tem por objetivo fornecer apoio ao processo de formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e contou com a participação de especialistas na agenda de políticas urbanas que destacaram a importância em promover a desconcentração econômica para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros.

O webinar teve como foco central a apresentação da Nota Técnica ‘Apoio à Formulação da PNDU para o Desenvolvimento Econômico Local’. Entre os dados destacados, o estudo revela que cerca de 25% do PIB nacional está concentrado em apenas oito cidades brasileiras. Na avaliação de Luiz Felipe Gomes de Almeida, pesquisador associado do Ipea e autor do estudo, o dado reforça a alta densidade econômica em um número restrito de municípios brasileiros. “O crescimento econômico nos municípios do país ainda obedece a uma dinâmica de aguda concentração. É preciso buscar políticas que atenuem essa densidade econômica”, argumentou.

O debate também contou com a participação de Ana Paula Bruno, analista de Infraestrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Segundo ela, os dados e conclusões apresentados no estudo contribuem para a agenda de apoio à formulação do PNDU. “O estudo sintetiza dados consistentes sobre os desafios atuais nas políticas de desenvolvimento econômico local. Observa-se a necessidade em dialogar com essas fragilidades para o processo de formulação de políticas que permitam ampliar o desenvolvimento econômico e territorial urbano”, afirmou.

As discussões do evento foram coordenadas pelo pesquisador do Ipea Marco Aurélio Costa que destacou a importância do ciclo de debates que o Ipea vem promovendo sobre o PNDU para fornecer indicadores inéditos, análises e insumos como o objetivo de apoiar o processo de formulação das políticas urbanas. “Temos ampliado as parcerias trazendo atores relevantes para esse espaço de debate. É uma importante contribuição que permite novo projetos e estudos”, comentou.

Governança Metropolitana

Durante as discussões os participantes indicaram sugestões a serem incorporadas ao PNDU como forma de promover novas políticas de desenvolvimento econômico local. Na avaliação do consultor em políticas urbanas, Bruno Patrini Gomes, é preciso aprimorar os instrumentos de governança territorial para promover o desenvolvimento econômico local. “Os agentes decisórios exercem grande responsabilidade nesse processo. São eles que vão atender ou não às demandas locais para impulsionar a atividade econômica e produtiva nos municípios”, observou.

Os estudos e Notas Técnicas produzidos pelo Ipea ao longo do ciclo de debates sobre o processo de formulação do PNDU podem ser acessados no site Governança Metropolitana no Brasil que reúne indicadores e informações sobre o tema.

Fonte: IPEA

bottom of page