top of page

Novos conselheiros federais são eleitos

4.jpg

O Conselho Federal de Economia realizou nesta quarta-feira, 1º de dezembro, a Assembleia de Delegados-Eleitores, evento que reúne um representante de cada Conselho Regional de Economia para eleger conselheiros federais com mandato no triênio 2022-2024. O evento ocorreu de forma híbrida, com parte dos delegados reunindo-se em Brasília e parte acessando a reunião por meio de ambiente virtual.

Foram eleitos os seguintes conselheiros federais efetivos: Clóvis Benoni Meurer (RS), Lauro Chaves Neto (CE), Teresinha de Jesus Ferreira da Silva (PI), Maurílio Procópio Gomes (AL), Paulo Dantas da Costa (BA) e Heric Santos Hossoé (MA).

Como conselheiros suplentes, foram eleitos os seguintes economistas: Eduardo Reis Araújo (ES), Júlio Flávio Gameiro Miragaya (DF), Paulo Hermance Paiva (PB), Rogério Vianna Tolfo (RS), Paulo Roberto de Jesus (SC) e Gustavo Casseb Pessoti (BA).

O processo eleitoral

O plenário do Conselho Federal de Economia possui 18 conselheiros efetivos e 18 suplentes, e é dividido em três terços, cujos mandatos são de três anos, porém não coincidentes (2019-21, 2020-22 e 2021-23). Desta forma, a cada ano um dos terços é substituído por novos conselheiros, sendo permitida uma reeleição.

No mês de outubro, quando se realizam as eleições dos Conselhos Regionais de Economia, cada chapa inscrita contém um delegado-eleitor efetivo e um suplente. Estes são os responsáveis por participar da Assembleia – que foi realizada hoje, completando assim o processo iniciado com os votos da categoria.

Na Assembleia, cada delegado-eleitor detém um número de votos proporcional à quantidade de economistas que se encontram adimplentes junto ao respectivo Regional: até o limite de 2.000, um voto para cada 100 economistas; e acima deste limite, um voto para cada 200.

Os candidatos eleitos pela Assembleia farão parte do plenário do Cofecon no triênio 2022-2024.

Fonte: Cofecon

bottom of page